1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
Fejão - Festa Estadual do Feijão

Fejão - Festa Estadual do Feijão

Visite Sobradinho

Visite Sobradinho

Rota dos Casarões

Rota dos Casarões

Praça 3 de Dezembro

Praça 3 de Dezembro

Previous
Next

Cras Nascer do Sol promoveu a 1ª Mostra Cantinho das Hortaliças e Chás

A imagem pode conter: grama, árvore, céu, planta, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho promoveu sexta-feira (31), no Cras Nascer do Sol, a 1ª Mostra da Horta Comunitária Cantinho das Hortaliças e Chás.

A abertura do evento foi feita pela secretária, Saionara Soder, que destacou a grata satisfação em contemplar o bom andamento da Horta Comunitária. Ela agradeceu o empenho das 16 famílias envolvidas, bem como dos profissionais e da equipe técnica da Emater, que prestam assessoria ao Projeto.

Os trabalhos foram coordenados pela assistente social Pamela Endler e pela facilitadora da horta, Amanda Inês Bublitz, que explanaram sobre o Projeto, que teve início em 2016 a partir de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Emater, efetivando-se em 2017. Conforme elas, o principal objetivo é nortear práticas de sustentabilidade e segurança alimentar, promovendo um espaço de aprendizagem e convivência, bem como o acompanhamento das famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Elas enfatizaram que a Horta Comunitária visa também à soberania alimentar e a educação ambiental, além de fortalecer a autoestima, socialização e o empoderamento das famílias participantes. Também faz parte do Projeto, o Cantinho dos Chás, que busca oportunizar a troca de experiências em relação ao uso de chás. Lembraram, que nos encontros não é feita a prescrição, apenas a orientação sobre a identificação correta, cultivo, colheita, secagem e armazenamento.

Na sequência, o assistente técnico da Emater, José Claudio Secchi Motta, abordou as Plantas Medicinais e Fitoterápicas, e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, aprovada em 2006.

Após, a participante do grupo Ana Paula Rosa Santos, falou sobre as atividades psicossociais que integram o Projeto. Em seguida, o participante Romar Rodrigues da Silva emocionou a todos os presentes com o seu depoimento, contando sobre a sua experiência no grupo e de como a Horta Comunitária teve um impacto positivo em sua vida.

No encerramento, foi servido um coquetel com pratos produzidos pelo grupo, com assessoria da extensionista da Emater Elisabete de Vargas, utilizando produtos cultivados na Horta Comunitária.

A secretária Saionara Soder avalia o evento como muito produtivo, uma vez que cumpriu com a sua finalidade, que foi de socializar com a comunidade as ações e atividades desenvolvidas pelo grupo, sendo uma maneira de prestar contas das doações recebidas pelos apoiadores do Projeto.

SIC

Portal da Transparência

Programas de Rádio


Sem documentos

Escrita Web

NFS-e

Plano Diretor

Calendário de Eventos

 

Vídeo do município

Revista Vitrine do Conhecimento

Newsletter



Receive HTML?

Go to Top