A Prefeitura Municipal de Sobradinho celebrou, no dia 23 de junho, o Acordo de Adesão CEMADEN/MCTI nº 066/2025, com o objetivo de fortalecer o monitoramento de desastres naturais no município.
O acordo tem como foco principal a instalação e operação de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), equipamentos que captam informações ambientais em tempo quase real, como índices pluviométricos, hidrológicos, geotécnicos e outros dados essenciais para a emissão de alertas e prevenção de desastres.
De acordo com o prefeito Luiz Affonso Trevisan, a instalação dessas plataformas representa um avanço importante para a segurança da população.
A iniciativa foi viabilizada pela Defesa Civil Municipal, por meio do coordenador Cassiano Ruoso Moraes, e integra os esforços locais para reforçar as ações de prevenção em situações de emergência. Segundo Cassiano, “A ideia é que as plataformas sejam instaladas entre os bairros Maieron e União, uma área considerada estratégica para organização e resposta às zonas de riscos próximas.”
As PCDs, funcionarão de forma autônoma, com transmissão de dados via rede 4G, sem a necessidade de conexão elétrica. Os dados coletados estarão disponíveis ao público no Mapa Interativo do CEMADEN (https://mapainterativo.cemaden.gov.br).
O acordo firmado com Sobradinho integra a estratégia do CEMADEN para ampliar sua rede observacional em municípios considerados vulneráveis a eventos climáticos extremos. Mais de 850 municípios foram priorizados para receber novos equipamentos.
A parceria entre a Prefeitura de Sobradinho e o CEMADEN faz parte de um trabalho preventivo para tornar o município mais preparado diante de situações climáticas extremas, visando reduzir riscos.